Resumo Trabalho

A ESCRITA NA SALA DE AULA: ENTRE A (RE)PRODUÇÃO E A AUTORIA

Autor(es): LILIANE BALONECKER DALUZ, JACQUELINE MARTINS DA SILVA

O presente artigo parte de uma pesquisa mais ampla e tem como proposta refletir sobre os textos que circulam em uma sala de aula de uma escola pblica municipal do Rio de Janeiro de segundo segmento do Ensino Fundamental. O objetivo central do estudo foi investigar a produo escrita dos alunos do sexto ano, verificando os textos mais recorrentes que transitavam no espao escolar e, a partir do levantamento das produes que circulavam em sala de aula e da observao dos textos coletados, pensarmos na possibilidade de uma realidade mais dinmica e significativa de produo escrita na escola. Lanamos mo de narrativas de acontecimentos do cotidiano escolar para construir sentidos ao longo da pesquisa, buscando seguir os vestgios, as pistas e indcios do cotidiano, na expectativa de, em um movimento dialgico, em que a voz dos alunos so ouvidas, construir sentidos que ressignifiquem a escrita na escola.

Veja o artigo completo: PDF