Resumo Trabalho

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E NARRATIVAS INFANTIS: AS VOZES E A ESCRITA

Autor(es): IZAURA DOS SANTOS ALMEIDA, GABRIELA CARVALHO PEREIRA, JOCELIS AMARAL GABRIEL, TATIANE RODRIGUES SOUZA e orientado por REJANY DOS SANTOS DOMINICK

O trabalho em questo discorre sobre o recorte da pesquisa intitulada Ciclo de Alfabetizao e narrativas: um dilogo possvel entre tecnologias instituintes e tem como objetivo apresentar um estudo realizado em campo por meio do instrumento metodolgico Roda de Conversa, quando se trabalhou as narrativas e escrita infantis. A metodologia empregada foi inicialmente a pesquisa bibliogrfica com um breve histrico do Ciclo de Alfabetizao no municpio estudado e a seguir a implementao de uma Roda de Conversa, uma tecnologia tradicional, em uma turma de segundo ano de escolaridade com o tema Alimentao saudvel. Na referida atividade onde houve espao para que a linguagem oral das crianas e o trabalho concomitantemente com o registro da escrita. Com base nos pressupostos da filosofia histrico-cultural a alfabetizao considerada como um processo nos baseamos em Vygotsky (1988 ) Soares (2004) e Warschauer (2011, 2017). O estudo conclui que a RC enquanto instrumento metodolgico, propicia o desenvolvimento da linguagem oral da criana, bem como potencializa o processo de alfabetizao, uma vez que, favorece a escrita espontnea contextualizada em um tema de interesse.

Veja o artigo completo: PDF