Resumo Trabalho

O PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SEUS SABERES: UM ESTUDO DE CASO EM UM PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO DA BAIXADA FLUMINENSE / RJ

Autor(es): PRISCILLA ABRANTES DA SILVA

A presente escrita resulta de um trabalho monogrfico construdo no Curso de Especializao Saberes e Prticas na Educao Bsica (CESPEB), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde buscou-se compreender como um professor de geografia de um pr-vestibular comunitrio enxerga a sua prtica e quais as motivaes que levam a sua atuao em tal ambiente. Nesse sentido, a realizao dessa investigao, motivou-se a partir da vivncia e da prtica docente estabelecida no Pr-Vestibular Comunitrio de So Mateus, localizado no primeiro distrito do municpio de So Joao de Meriti, na regio da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Pretendeu-se a partir deste estudo de carter exploratrio, qualitativo e de ensaio biogrfico, realizar uma breve anlise sobre as conexes que um educador pode estabelecer em tal espao de formao, tendo como aporte terico a categoria de identidade docente. Para tal, como aporte metodolgico foram realizadas idas a campo, seguidas de observao participante, alm da realizao de uma entrevista aberta com perguntas semiestruturadas.

Veja o artigo completo: PDF