Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES: ATRAVESSAMENTOS E POSSIBILIDADES DE UM CURRÍCULO ESCOLAR QUE PENSE A DIVERSIDADE

Autor(es): ARIANY CÂMARA SANTOS e orientado por IVAN AMARO

O presente trabalho tem como objetivo, analisar as prticas e aes pedaggicas existentes no espao escolar, em periferias urbanas, voltadas s questes de gnero e sexualidades e, tambm, buscar novas formas de se pensar o currculo, levando em considerao estes atravessamentos subjetivos. Inicialmente, fizemos o levantamento de informaes nos textos dos Planos Municipais de Educao da Baixa Fluminense. Os PMEs so resultados de discusses estimuladas pelas demandas locais de cada municpio, com base nas diretrizes expostas no Plano Nacional de Educao. Levando em considerao, principalmente, a terceira diretriz do ltimo PNE (2014-2024), que determina a superao das desigualdades educacionais, com nfase na promoo da cidadania e na erradicao de todas as formas de discriminao, realizamos a busca de termos como diversidade, preconceito, gnero, sexualidade, feminino, masculino. Com isso, procuramos identificar como os mesmos aparecem (ou no) nestes documentos. Em seguida, apontamos os confrontos entre o que foi pensado pela sociedade civil e os representantes legislativos locais. Percebe-se, preliminarmente, que os documentos analisados indicam estratgias superficiais no combate discriminao alm de, apenas, os textos de So Joo de Meriti e Mag fazerem explcita meno ao combate violncia, discriminao e ao preconceito relativo s questes de gnero e sexualidades. Esta pesquisa visa, no somente expor os problemas que transpem o espao escolar envolvendo a temtica, mas tambm, possibilidades para se combater de forma eficaz os preconceitos nele enraizados. As prximas etapas envolvem a aproximao com a escola para compreender como ela vem tratando as questes relativas diretriz explicitada anteriormente.

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