Resumo Trabalho

A DISLEXIA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.

Autor(es): ANDERSON ALVES DA SILVA, NOALDO CARDOZO DIAS, SEVERINO FÉLIX COUTINHO JÚNIOR e orientado por SILVÂNIA KARLA DE FARIAS LIMA

A presente artigo tem por finalidade discutir a dislexia como um dos srios problemas dentro do sistema de ensino-aprendizagem que interfere a capacidade de leitura, de entendimento das palavras, da escrita, a soletrao, bem como a compreenso e interpretao de textos e de atividades que envolvem o raciocnio lgico. Justifica-se o presente estudo no sentido de divulgar as elucidaes que esto presentes no segmento educacional, e, como objetivo central descrever a dislexia, sintomas, causas, diagnsticos e as possibilidades de intervenes pelos profissionais da educao. A escola como responsvel pelo desenvolvimento das potencialidades educativas das crianas deve ter em seu quadro de docentes e equipe pedaggica, profissionais capacitados para que a dislexia e a dificuldade de aprendizagem sejam diagnosticado o mais cedo possvel e serem encaminhados para um tratamento com profissionais especializados e tomar iniciativas que propiciem atividades pedaggicas que v ao encontro do aluno dislxico. Todo processo e todo procedimento escolar conduzir o aluno com dislexia a vencer as barreiras, onde o professor dever ter uma postura de acolhimento, de pacincia, tolerncia, perseverana e programas educativos especficos de apoio e auxlio no desenvolvimento desta criana. O presente trabalho foi de cunho bibliogrfico que contou com pesquisas em trabalhos acadmicos e de autores com profundos conhecimentos sobre o tema proposto.

Veja o artigo completo: PDF