Resumo Trabalho

TECNOLOGIAS E MEMÓRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autor(es): CIRLENE BORGES DA CONCEIÇÃO, PAULA FERNANDA DE BRITO BARBIRATO e orientado por REJANY DOS S. DOMINICK

Identificamos que h artefatos tecnolgicos informacionais nas escolas, mas pouco uso dos mesmos. Identificamos como importante resgatar e organizar algumas histrias locais em dilogo com as tecnologias disponveis para a construo de registros sobre a memria dos estudantes, bem como do bairro do Fonseca, em Niteri-RJ. Buscando aprender sobre a histria local e o uso das tecnologias para gerar benefcios mltiplos e aprendizados marcados por experincias instituintes, pela troca de saberes entre escola, universidade e os docentes em formao inicial e continuada, propusemos um projeto. Buscamos compartilhar saberes sobre o meio social que nos envolve e que produzido por todos de forma crtica, pois somos sujeitos histricos e produtores de conhecimento. Percebamos que o resgate da memria local potencializaria a construo de uma identidade coletiva e significativa. O estudo buscou ouvir e possibilitar que jovens e crianas das comunidades afetadas por diferentes formas de violncia expressassem suas vivncias e buscassem, no contato com parentes ou moradores mais velhos, algumas memrias afetivas para ressignificar o espao e tornarem-se tambm narradores. A interao com as tecnologias possibilitou aprendizados, registros e o recontar das histrias sobre o bairro, a escola e sobre moradores da regio. Buscamos definir o que tecnologia e identificamos que podem ser artefatos ou metodologias, que tem por objetivo potencializar ou amplificar as capacidades humanas, podendo servir tanto para a dominao, quanto para a emancipao. Esto presentes em todos os momentos da vida contempornea mesmo que no tenhamos conscincia de que esto na nossa existncia.

Veja o artigo completo: PDF