Resumo Trabalho

SER PROFESSOR, SABERES DOCENTES E FAZER PEDAGÓGICO: PENSAR A IDENTIDADE PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autor(es): GIOVANNA RODRIGUES CABRAL, RENATO SALDANHA BASTOS

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada, no perodo de 2012 a 2014, que teve como objetivo pensar a formao continuada para alfabetizadores oferecida em um pequeno municpio da zona da mata mineira. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e, foram utilizados questionrios e entrevista coletiva para levantamento dos dados junto s professoras alfabetizadoras do municpio que frequentaram a formao em servio. Para tratamento dos dados, optou-se pela anlise de contedo (Bardin, 2011) sob o aporte terico de autores que pesquisam as polticas de formao continuada docente como Nvoa (1995), Tardif (2012), Candau (1997). Emergiram da relao entre a reviso de literatura e o trabalho de campo as seguintes dimenses de anlise: a) Ser professor; b) Saberes docentes; e c) Fazer pedaggico. Percebe-se, com essa pesquisa, que a participao na formao em servio tem propiciado transformaes na prtica docente, que se traduzem em uma maior segurana para inovar nas atividades de sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF