Resumo Trabalho

AS PRÁTICAS DOCENTES NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS.

Autor(es): BRENDA DA SILVA FERREIRA, ISABELA PEREIRA VIQUE

Analisam-se as questes relevantes envolvendo o gnero e sexualidade na educao brasileira, com base na formao de professoras e professores de diferentes instituies, sendo realizada uma entrevista com as docentes. Este artigo, uma ttica de resistncia, que remete a dados de uma pesquisa realizada da qual se faz urgente neste momento poltico de extremo conservadorismo, homofobia e fascismo que se propaga no pas e causam a obstruo das discusses sobre gnero e sexualidade, ameaando assim no somente direitos civis bem como o direito a informao e a diferena. Com a proposta de problematizar e compreender algumas prticas docentes que se constituem nos cotidianos de instituies que podem induzir ao machismo institucionalizado, encaminhando a violncia contra a mulher e a homofobia. Atitudes que incentivem o empoderamento tambm levantaro questionamentos, por compreender que h a possiblidade de uma educao no sexista que comea com a desconstruo de prticas cotidianas. Para a construo deste trabalho, utilizou-se a perspectiva metodolgica e bibliogrfica dos estudos nos/dos/com os cotidianos (Alves, 2003).

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