Resumo Trabalho

A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL: COEXISTÊNCIA CULTURAL CIGANA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA.

Autor(es): MATHEUS BARBOSA MARTINS e orientado por JOSIANE DE PAULA NUNES

Neste artigo teremos como foco a educao cigana, caracterizando a resistncia ao esquecimento e silenciamento da identidade de uma etnia estrutural do territrio brasileiro. Observando as interaes entre culturas esteticamente opostas , buscando uma valorizao dessa coexistncia cultural como um processo histrico de resistncia e reafirmao. Com o objetivo de instruir os profissionais do sistema educacional, capacitando no dilogo com as diferenas tanto individuais como coletivas. A especificidade do tema cigano deriva de uma demanda reconhecida pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, no Decreto de 25 de maio de 2006: Institui o Dia Nacional do Cigano. contemplando a temtica cigana na insero do ensino a populao em situao de itinerncia geografia. Entretanto, a provocao desta produo tem o foco na elaborao de uma educao histrica propriamente particular dessa populao itinerante, que possuem alm de uma linguagem prpria, o Romani, e uma estruturao cultural que se apresenta diferente ao coexistir com a cultura propriamente reconhecida como brasileira. O objetivo do sistema educacional que visa construir um conceito de cidadania e incluso social, acaba sendo generalizado na colocao de termos, considerando que o conceito de cidado para os ciganos acaba sendo estritamente distinto, reconhecer as diversidades e diferenas do ensino fundamental para concretizar o princpio de igualdade. O desafio desta abordagem apresenta um longo caminho a percorrer na construo do conhecimento histrico dentro da cultura de povos nmades.

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