Resumo Trabalho

SAÚDE E AUTOEFICÁCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EJA: UMA REVISÃO TEÓRICA

Autor(es): GISLENE AMARO DE ALBUQUERQUE, ITALO DOS SANTOS ROCHA , RODRIGO PEIXOTO NUNES e orientado por KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

A presente proposta constitui um recorte de uma dissertao de Mestrado Profissional em andamento, cujo objetivo geral verificar se o ensino de contedos relacionados temtica sade, nas aulas de Educao Fsica Escolar, pode contribuir para o desenvolvimento da autoeficcia para a prtica de atividades fsicas por alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA). O estudo relevante tanto no campo do ensino, considerando-se a transversalidade do tema sade no currculo escolar, quanto no campo do currculo, tendo em vista que a discusso sobre o assunto pode gerar importantes reflexes sobre os processos de excluso de Jovens e Adultos Trabalhadores nas aulas de Educao Fsica e sugerir aes prticas que propiciem o aumento da participao, da igualdade, da incluso e do protagonismo desses alunos da EJA. Uma das etapas da dissertao a realizao de um levantamento terico sobre o assunto em questo. Este resumo apresenta os resultados parciais provenientes desse levantamento, oriundos de artigos e trabalhos apresentados em congressos, nos ltimos nove anos, sobre a temtica Sade e Autoeficcia nas aulas de Educao Fsica Escolar, no contexto da EJA e pretende responder as seguintes questes: como o tema Sade abordado nas aulas de Educao Fsica da EJA? Que contribuies os estudos sobre a autoeficcia podem oferecer ao trabalho com a temtica Sade nas aulas de Educao Fsica para os alunos da EJA?

Veja o artigo completo: PDF