Resumo Trabalho

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autor(es): ISABEL CRISTINA RODRIGUES, MONIQUE CRISTINA DA SILVA LOUZADA VIEIRA RANGEL

A construo de instrumentos de avaliao de ensino-aprendizagem uma das atividades do cotidiano do magistrio, tendo tais instrumentos papel central nas decises de progresso escolar dos estudantes. No entanto, enquanto contedos e objetivos costumam ser detalhados, avaliaes so em geral brevemente referidas como diagnsticas quando o so , sem maiores caracterizaes e debates. Sabe-se, no entanto, que testes e provas que seguem o tradicional modelo de propor questes para serem respondidas so o instrumento de avaliao mais recorrente nos contextos escolares. Em relao a esses instrumentos, ouvem-se ainda queixas que associam desempenho abaixo do esperado dos alunos a suas dificuldades de leitura. Trata-se de uma anlise de resultado que recai somente sobre um dos polos envolvidos no processo avaliativo, deixando de problematizar aspectos fundamentais como, por exemplo, a construo do prprio instrumento de avaliao, como um gnero de discurso, cuja complexidade precisa ser dimensionada. Nesse escopo, encontram-se as propostas de redao, que demandam dos estudantes interpretaes especficas. A fim de contribuir com essa discusso, apresentamos, por meio de uma abordagem exploratria e com base em uma perspectiva dialgica, a anlise de duas atividades de produo textual elaboradas pela Secretaria Municipal de Educao do Rio de Janeiro.

Veja o artigo completo: PDF