Resumo Trabalho

DIREITOS HUMANOS E EXCLUSÃO: OS LIMITES E OS DESAFIOS DA CIDADANIA ENTRE A PROCLAMAÇÃO DA LEI E A REALIDADE CONCRETA

Autor(es): ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO

O artigo tem por objetivo apresentar as relaes entre educao, cidadania e excluso, discutidas em um projeto de extenso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Ele foi motivado em funo da urgente necessidade de se resgatar o papel da educao em seu compromisso com a formao para a cidadania. Assim, o seu maior objetivo foi o de despertar, nos alunos, o reconhecimento dos principais desafios e limites da cidadania atual, expressos nos casos concretos de excluso, de modo a lev-los ao questionamento sobre o sentido da cidadania a partir da verificao do que ela ainda no , ou seja, dos casos particulares os quais a letra da lei, por sua excessiva generalidade, no contempla. Em funo desse propsito, o mtodo adotado consistiu no levantamento e questionamento dos principais casos de excluso presentes na atualidade, contrastando-os com aquilo que proclamam a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Constituio Federal do Brasil (1988). Com isso, o trabalho pode sensibilizar os alunos a uma reflexo sobre o sentido e os limites em que essa cidadania se desfaz em segregao e em marginalizao, chamando a ateno para o papel a ser desempenhado pela escola na formao cidad dos jovens, levando-os a uma profunda mudana do modo com o qual cada um enxerga as desigualdades e excluses sociais, e conscientizando-os a respeito da promoo da igualdade e pelo sentido de responsabilidade social que o conceito de formao cidad traz consigo.

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