Resumo Trabalho

INSERÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO SAEB: COMPARAÇÃO COM O PISA

Autor(es): SABRINA DOS SANTOS FEITOSA RODRIGUES e orientado por FELIPE MACEDO DE ANDRADE

As avaliaes externas so uma realidade no Brasil. Mesmo controversas no ambiente escolar, h um cenrio que aponta para a necessidade de ampliao do debate e da formao para o uso de avaliaes como indicadores educacionais. Atualmente, as avaliaes externas so elaboradas baseadas em uma Matriz de Referncias, que apresenta o objeto de uma avaliao e formada por um conjunto de descritores, mostrando competncias e habilidades que so esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarizao. A incluso de Cincias da Natureza no SAEB (Sistema de Avaliao da Educao Bsica) atende orientao do Ministrio da Educao (MEC) sobre a ampliao da avaliao da educao bsica de forma a melhorar a informao s redes pblicas de educao. Este trabalho tem por objetivo comparar os descritores da recm iniciada rea de Cincias da Natureza no SAEB com o PISA (Programa Internacional para Avaliao de Estudantes), a partir de suas Matrizes de Referncias. Buscou-se investigar as tendncias curriculares nas escolhas das habilidades aferidas no SAEB. A hiptese deste trabalho que a matriz de referncia do SAEB apresenta descritores semelhantes ao do PISA dentro da rea de Cincias da Natureza. Essa semelhana indicaria a expresso de uma agenda mundial e uma tentativa, por parte do governo brasileiro, de aproximar as avaliaes, de maneira a identificar melhor os problemas que levam aos resultados considerados insatisfatrios no PISA. Os resultados apontam que, de maneira geral, os contedos se assemelham, mostrando ser global o currculo em cincias, ainda baseado na cincia de referncia.

Veja o artigo completo: PDF