Resumo Trabalho

CULTURA POPULAR NA ESCOLA: BREVE REFLEXÃO SOBRE O NORDESTE BRASILEIRO

Autor(es): RENATO COLLYER MONTEIRO DE BARROS

O presente trabalho prope uma breve reflexo acerca da construo de saberes, nas escolas e na sociedade, em relao ao Nordeste Brasileiro. base para esse estudo a pesquisa de Durval Muniz, escritor de A Inveno do Nordeste e Outras Artes. O autor faz uma crtica das abordagens nas salas de aula sobre a cultura popular nordestina que, a partir de uma viso cristalizada e estereotipada, difundida pela indstria cultural, mantm viva a ideia de Nordeste atrasado e vtima da seca, conforme reproduzido por anos nas mdias e nas escolas. O Nordeste atual no representa essa viso. Muniz (2012) descreve a histria da regio, considerando suas bases culturais e sociais diversificadas. Apresenta o Nordeste contemporneo e a formao da sua identidade no imaginrio coletivo. Faz uma anlise cautelosa de uma regio marginalizada pelos donos do poder que distorceram a imagem nordestina usando traos da cultura regional para garantir sua hegemonia poltica no incio do sculo XX. A proposta deste trabalho fazer uma breve aproximao de algumas ideias do pesquisador e a identificao de provveis efeitos dessa viso distorcida nas prticas educativas. Busca-se, com um olhar crtico, compreender a cultura popular nordestina contempornea e sua penetrao no espao escolar, considerando, sua riqueza e diversidade, seja na literatura, culinria e artes em geral.

Veja o artigo completo: PDF