Resumo Trabalho

O CURRICULO EM DESENCANTO – PENSAMENTO NAGÔ YORUBÁ NA TESSITURA DOS CURRICULOS NOS COTIDIANOS

Autor(es): MARCO AURÉLIO DA CONCEIÇÃO CORREA, TATIANA SANTOS DOS REIS

O presente resumo tem a inteno de apresentar crticas e reflexes sobre a concepo dos currculos na contemporaneidade atravs do pensamento Nag Yorub. Compreendendo que os currculos so criados a partir das diferentes redes de conhecimentossignificaes presentes nos cotidianos, influenciados pelas culturas, identidades, diferenas e as experincias de interao com os artefatos culturais que ns criamos. Para romper com as mazelas da modernidade, que subjugou diferenas e aprisionou identidades, utilizamos o pensamento Nag Yorub como intercessores de nossos estudos que possibilitam essa ruptura. Analisando os princpios e valores civilizatrios presentes no conjunto de contos e lendas que compe a mitologia Nag Yorub, principalmente nas figuras dos Orixs, nos encontramos possibilidades transformaes nos currculos e em nossa sociedade. Reconhecemos que a sincronicidade oriunda dos povos africanos, principalmente os Yorubs, nos permite ver o mundo como uma tessitura de redes intricadas de conhecimentossignificaes que apesar de serem controlados por regimes de poder no podem ser completamente dominados. Indo alm da ideia de fetiches como classificao pejorativa para as subjetividades negras como irracionais e inferiores, percebemos o fetiche como uma potncia para se pensar o encantamento nos processos curriculares no cotidiano escolar. Analisando letras de msicas que evocam os Orixs, suas lendas e mitos, seus arqutipos e suas potncias definimos tticas para se encantar o currculo.

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