Resumo Trabalho

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO ARTESANAL INTERATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS CEGAS.

Autor(es): CRISTINA SILVA RIBEIRO DE SOUZA, SYLVIA SOARES DE SOUZA

Resumo:Considerando o Referencial Curricular Nacional para Educao infantil (BRASIL, 1998) onde destaca que as crianas vivenciam no cotidiano situaes que envolvem nmeros, relao entre quantidades e noes sobre espao e refora ainda que as escolas podem auxiliar as crianas em sua aquisio de novos conhecimentos matemticos se faz relevante refletir sobre a importncia da utilizao de materiais adaptados para criana cegas.Partindo desse princpio o objetivo desta proposta foi produzir dois livros artesanais interativos com a finalidade de facilitar atravs do brincar com esta ferramenta a construo de conceitos matemticos.O livro foi uma produo prpria e aplicado em uma turma da Educao Infantil, em escola especializada para crianas cegas, com faixa etria de quatro e cinco anos.Observou-se que o objetivo foi alcanado atravs do material e as crianas conseguiram compreender e construir os conceitos matemticos apresentados.

Veja o artigo completo: PDF