Resumo Trabalho

AUTOEFICÁCIA PARA O USO DO PRESERVATIVO: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE IST NO ENSINO MÉDIO

Autor(es): RODRIGO PEIXOTO NUNES, GISLENE AMARO DE ALBUQUERQUE, ITALO DOS SANTOS ROCHA e orientado por KÁTIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

A presente pesquisa parte de premissas tericas e metodolgicas que entendem que as crenas de autoeficcia so fortes preditoras de aes e podem influenciar na forma como o indivduo mobiliza aes para alcanar seus objetivos. Este trabalho apresenta a estrutura de uma pesquisa de Mestrado em andamento, no Mestrado Profissional em Prticas da Educao Bsica do Colgio Pedro II (MPPEB-CPII), que tem como objetivo geral construir e aprimorar um material didtico, fundamentado na teoria da autoeficcia, que subsidie a ao de professores de Biologia no debate sobre a preveno de infeces sexualmente transmissveis no Ensino Mdio. Como objetivos especficos o estudo pretende: (1) analisar como as IST so abordadas nos livros didticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didtico para a disciplina de Biologia referente ao trinio 2018-2020; (2) investigar quais as dificuldades enfrentadas e as estratgias utilizadas por docentes para ensinar contedos relacionados IST para estudantes de Ensino Mdio; (3) avaliar a percepo de autoeficcia do uso do preservativo entre adolescentes do Ensino Mdio de escolas das redes pblicas de Ensino; (4) construir um kit educacional com foco na preveno de IST no Ensino Mdio, fundamentado na Teoria da Autoeficcia. O material didtico oriundo da dissertao poder ser integrado ao contedo desenvolvido nas aulas de Biologia neste segmento. Almeja-se contribuir para que a temtica das IST tenha maior visibilidade em aulas de Biologia e que essas ltimas, alm de promover difuso de conhecimentos, desenvolvam crenas de eficcia positivas nos estudantes para o uso do preservativo.

Veja o artigo completo: PDF