Resumo Trabalho

INVESTIGANDO A NOÇÃO DE ESTADO POR PARTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO -MODALIDADE EJA- DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE NITERÓI-RJ

Autor(es): RAQUEL NASCIMENTO GONÇALVES

O presente trabalho buscou investigar quais concepes os alunos do Ensino Mdio da modalidade EJA de um Colgio Estadual do Municpio de Niteri tm (ou no) acerca do conceito de Estado, considerando a compreenso desta categoria como fundamental para o entendimento de conceitos geogrficos, bem como sua abordagem no ensino de geografia. O Estado importante ator na produo do espao geogrfico e alunos trabalhadores tendem a ter um contato mais estreito com ele, e h mais tempo. Foi realizada pesquisa bibliogrfica e foram aplicados questionrios com perguntas abertas e fechadas a 70 alunos em relao a temas da Geografia Poltica -notadamente sobre o conceito de Estado-, como atribuies do Estado brasileiro, a distribuio espacial de instituies e servios pblicos, bem como sobre o acesso a direitos sociais e polticos. Parte do grupo pesquisado relaciona o Estado ao governo e a um ente com autoridade, mas 72,7% dos alunos pesquisados no responderam ou no souberam dizer o que Estado soberano, bem como 58,4% no quiseram ou souberam dizer o que o termo, numa manchete jornalstica, queria designar.

Veja o artigo completo: PDF