Resumo Trabalho

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS CLASSES/ESCOLAS HOSPITALARES

Autor(es): TYARA CARVALHO DE OLIVEIRA

O hospital um ambiente bastante impessoal. Qualquer pessoa que se hospitaliza, tanto criana quanto adulto, sente-se como se tivesse perdido a identidade e passa a ser um nmero de leito ou a uma enfermidade. A ideia que, normalmente, se tem da criana hospitalizada e que a sua condio requer repouso, pois sua doena a impede de realizar atividades cotidianas de sua realidade social. Porm, apesar da problemtica de sade, a criana hospitalizada tem interesses, desejos e necessidades como qualquer criana saudvel. Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educao Bsica - 2001 esse atendimento chama-se: Classe Hospitalar. A importncia do psicopedagogo hospitalar nesse contexto, e de grande valia, pois ele iria atuar junto com a equipe multidisciplinar em auxiliar a criana e/ou o adolescente hospitalizado a se adaptar a esse novo ambiente, provido de regras, valores e normas, na relao da, o outro com ela e ela consigo mesma, no resgate da autoestima, junto s famlias oferecendo esclarecimentos sobre a doena e acolhida e ao processo de aprendizagem desse aluno/paciente, e que , a psicopedagogia refere-se a um saber e a um saber fazer, as condies subjetivas e relacionais, reconhecendo que o saber prprio do sujeito. Esse estudo trata-se de uma pesquisa classificada como uma reviso bibliogrfica por realizar uma analise e sntese de informaes disponibilizadas por pesquisas relevantes sobre o tema, e que foi fundamentada a partir da leitura e compreenso da literatura j existente presente em livros do acervo pessoal, artigos cientficos publicados na mdia impressa e digital.

Veja o artigo completo: PDF