Resumo Trabalho

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CULTURA DA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA OS ANOS INICIAIS

Autor(es): REJANY DOS SANTOS DOMINICK, ESTEFÂNIA BANDEIRA FURTADO, JULIANA PADILHA DE OLIVEIRA, ALYNE KRISTINE FEITOSA DA COSTA

Relatamos nossas experincias com um processo de investigao sobre o uso e disponibilidade das novas tecnologias na UFF, mais especificamente o Quadro Interativo (QI) ou Lousa Interativa. O trabalho foi desenvolvido durante aulas da Atividade Cultural Artes de fazer, de usar e recriar tecnologias nos anos iniciais. Percorremos os caminhos metodolgicos propostos pelas metodologias de pesquisa interativas e pelas tecnologias sociais. Na busca por compreender funes e maneiras de usar o QI em situaes de ensino, o grupo pesquisou inicialmente na internet, armazenou e compartilhou a pesquisa no DropBox de uso coletivo da turma. Depois realizamos conversas e busca pelo campus do Gragoat. Essa experincia/aula/pesquisa gerou algumas reflexes no grupo, entre elas sobre a compra de Quadro Interativo na UFF, que precisa ser repensada na medida em que o setor de apoio ao uso das tecnologias informacionais da UFF no d qualquer suporte que viabilize manuteno ou funcionamento. Identificamos que no houve planejamento estratgico e nem participativo para a compra de tais artefatos. No identificamos conexo com a proposta de Tecnologia Social, pois no nos pareceu haver demanda dos usurios, mas uma opo de gestores sobre a aquisio de artefatos sem que os mesmos fossem apropriados pelos docentes.

Veja o artigo completo: PDF