Resumo Trabalho

ERA UMA VEZ A QUESTÃO RACIAL: OS LIVROS DE LITERATURA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Autor(es): MICHELLE DOS SANTOS VIANNA e orientado por PROF. DR. MYLENE SANTIAGO

Este artigo faz uma breve reflexo sobre a importncia da Literatura Infanto-juvenil para a construo da identidade tnico-racial na Educao Infantil. O objetivo fazer uma discusso acerca dos caminhos possveis para uma construo identitria, que valorize e reconhea a beleza da criana negra. Para tal reconhecimento contamos com Lei 10.639/03 que torna obrigatrio o ensino da Histria e da Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas pblicas e privadas do Brasil afirmando os direitos da populao negra nos diferentes mbitos. Para nos ajudar a compreender este processo e as prticas dos docentes, utilizamos os conceitos de Racismo, Identidade, Empoderamento, Literatura entre outros. So muitos os desafios encontrados em nosso cotidiano, a partir dessas explanaes pretendemos ampliar as discusses sobre prticas educativas e pedaggicas reflexes sobre o processo de incluso e os caminhos necessrios para promover a igualdade racial na educao e na sociedade como um todo.

Veja o artigo completo: PDF