Resumo Trabalho

EMPODERAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL - OS CAMINHOS DA PESQUISA

Autor(es): ISABELA PEREIRA VIQUE e orientado por MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA SOARES

O seguinte artigo se prope a realizar uma pequena anlise sobre questes relacionadas s disputas em torno das significaes de gnero nos espaostempos voltados para educao infantil, discutindo prticas, gestos, falas, objetos e acontecimentos que constituem os cotidianos de uma instituio de ensino voltado para crianas de 0 a 6 anos e geram significaes a cerca dos gneros socialmente construdos, que se do nos espaos das creches e pr-escolas, por entender que estas so as primeiras instituies educacionais normativas em que as crianas tm acesso, constituindo papel importante na produo de suas subjetividades. O presente projeto se constituiu atravs dos estudos nos/dos/com (ALVES, 2008) que nos ensinam a exercer um mergulho, a fim de perceber o cotidiano em todas as sensaes, aproximando pesquisador e pesquisados, entendendo todos os fatores que influenciam nas aes, falas, olhares e gestos presentes naquela localidade. O artigo contm as metodologias propostas para a realizao da pesquisa de Mestrado intitulada: Empoderar na Educao Infantil- pela possibilidade de uma educao no sexista. Para dar vida ao projeto, a pesquisadora, alm de se misturar aos acontecimentos de determinado espaotempo, ir propor para as crianas oficinas de construes de histrias atravs de vdeos e bonecas. Neste artigo so expostos um dos caminhos j percorridos nesta pesquisa que ainda est em andamento.

Veja o artigo completo: PDF