Resumo Trabalho

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE O ESTRESSE DO PROFESSOR EM SALA DE AULA: UMA PERSPECTIVA COM FOCO NA QUALIDADE DE VIDA DOCENTE

Autor(es): GUILHERME DE SOUZA VIEIRA ALVES

O presente artigo teve por objetivo analisar a percepo de determinada classe de alunos em relao ao comportamento dos atuais professores em sala de aula durante o incio do primeiro semestre de 2017, enfatizando-se o estresse aparente dos mesmos, bem como identificar, se possvel, os comportamentos que justificam tais situaes estressoras. Diante do atual cenrio ao qual a Educao se encontra, comumente as relaes que ocorrem em sala de aula entre alunos e professores, permitem a criao de uma atmosfera em que os comportamentos sejam decisivos na transmisso e formao dos conhecimentos para ambos. neste sentido que a caracterizao e comportamentos podem influenciar e colaborar na construo do aprendizado. Para tanto, utilizou-se no desenvolvimento desta pesquisa tanto a reviso bibliogrfica, quanto um questionrio aplicado aos alunos em um perodo da aula do professor-investigador. Os resultados apontam que segundo os alunos notrio o comportamento de alguns professores em sala de aula que tendem a caracterizar sinais de estresse, ligados s caractersticas comportamentais, e que podem alterar negativamente a qualidade de vida do professor dentro e fora do mbito escolar. Logo, grande parte dos alunos reconhecem que eles mesmos so as causas que levam a momentos de estresse no contexto escolar. Sendo assim, relevante e pertinente que haja investimentos na rea educacional, a fim de promover melhorias no que diz respeito a atuao e desenvolvimento da carreira do professor, estabelecendo-se assim avanos significativos na qualidade de vida docente.

Veja o artigo completo: PDF