Resumo Trabalho

OS ESTUDOS CULTURAIS E SUAS CATEGORIAS PRELIMINARES: UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Autor(es): FRANZ CARLOS OLIVEIRA LOPES , DANIELA PEREIRA NETO DE QUEIROZ, WILLIAM VINICIUS PINTO, LUCÉLIA MARIA DA SILVA e orientado por MAURÍCIO PEDRO DA SILVA

As questes voltadas cultura por muito tempo so objeto de estudo nas mais diversas perspectivas tericas, em especial no campo da antropologia e sociologia as prticas culturais passaram a ser analisadas em diversos povos e distintas pocas na histria dos seres humanos, o fascnio pela compreenso mais esplanada das relaes entre as diversas comunidades proporcionou campos de estudos e metodologias importantes para a humanidade, nesse bojo uma das teorias criada sobre esse objeto foram os Estudos Culturais (E.C) que iniciou com a inteno de realizar a ciso entre as teorias marxistas determinadas pela super estrutura e infra estrutura em detrimento da ideia de significao das prticas culturais. Esse movimento teve como pioneiros, Richard Hoggart, Raymond Williams E. P. Thompson e posteriormente Stuart Hall, as anlises sobre, literatura, as artes e musica, props uma reflexo de que a cultura tem a inteno de deslocar as relaes de significado, potencializando suas lentes em identificar quais grupos ou culturas so subjugadas ou no. Outros campos de estudo foram se relacionando com os E.C, configurando uma epistemologia pluriteorica que por sua vez mobiliza a hibridizao dos campos de conhecimento. O fragmento apresentado nessa produo no dar conta de apresentar todos os elementos coletados na pesquisa em andamento, porem esse levantamento inicial foi realizado com a inteno de contemplar uma investigao que tem por finalidade entender os impactos do documento Orientaes Curriculares: expectativa de aprendizagem para Educao tnico Racial, publicada pela PMSP (Prefeitura Municipal de So Paulo) no ano de 2008, que trata das relaes tnico-racial. Nesse sentido, foi utilizada a metodologia de pesquisa documental para compreender tanto o documento quanto o referencial terico, entretanto ser discutido nessa produo apenas as interferncias das categorias dos E.C e suas aproximaes no campo da educao, bem como a importncia de sua trajetria e seu deslocamento terico e metodolgico.

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