Resumo Trabalho

USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): JULIANE CASALI PARREIRAS GOMES, MAÍNA BERTAGNA ROCHA

Resumo: O Livro Didtico para os professores de Cincias uma ferramenta importante de orientao curricular e de estratgias pedaggico-didticas para o ensino dos diferentes contedos cientficos. Pretende-se assim, compreender a importncia dos Livros Didticos de Cincias para a prtica pedaggica dos professores dos anos iniciais de escolarizao, a partir da frequncia com que os livros so utilizados pelos professores para ensinar Cincias e dos objetivos que so delineados por esses professores para os usos dos Livros Didticos pelos alunos em sala de aula e extraclasse. Por meio da pesquisa de natureza quali-quantitativa investigou-se uma amostra de 10 professores da rede municipal de ensino de Angra dos Reis, RJ, com relao seleo dos Livros Didticos, frequncia de utilizao desses livros em sala de aula, s finalidades dos usos dos Livros Didticos de Cincias por professores e alunos, bem como sobre as opinies dos professores acerca da qualidade dos Livros Didticos de Cincias adotados e sobre o papel do Ensino de Cincias nos dias atuais. Os resultados encontrados, embora preliminares, mostraram que os Livros Didticos de Cincias so uma fonte importante de aprendizados dos contedos cientficos e das estratgias de ensino (atividades experimentais), contribuindo tambm para a formao continuada em Cincias desses professores. Diante desse uso, pode-se concluir que, se o Livro Didtico de Cincias no for utilizado de forma crtica e seletiva, ele pode limitar o Ensino de Cincias a uma transmisso de conhecimentos cientficos descontextualizados, simplificados e carregados de concepes equivocadas.

Veja o artigo completo: PDF