Resumo Trabalho

O FRACASSO ESCOLAR: O QUE PERMEIA A RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR?.

Autor(es): THAINÁ MARIA DA SILVA QUITETE

O trabalho analisa o papel do professor e do aluno em relao ao fracasso escolar, a fim de identificar essa relao entre esses dois sujeitos, que desempenham diferentes papeis dentro do ambiente escolar. O recorte terico baseado nos princpios tericos de Vygotsy e Piaget, relacionados s teorias da aprendizagem. Em Vygotsky (1991), os estudos esto ligadas ao conceito scio- histrico ou sociocultural, que diz que a aprendizagem resultado de uma interao da criana com o meio social para construir uma capacidade cognitiva. Tambm utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal e Aprendizagem Aproximada. J na teoria de Piaget considera as formas de pensar sendo construdas na interao da criana com os objetos, pela ao. Piaget (1998), utilizou trs conceitos no estudo do desenvolvimento intelectual: assimilao, acomodao e equilibrao. Nesta perspectiva, a introduo desses conceitos servem para conceitualizar a forma do pensamento humano em relao aprendizagem, que logo aps se esbarraro em questes sociais, como a agressividade, problemas familiares, ausncia de motivaes, indisciplina e dificuldade de compreender contedos. O mtodo de estudo se baseou no estudo dos casos apresentados no artigo, com dados oficiais que abrangeram o tema estudado. O estudo realizado tem por objetivo analisar as relaes entre escola, professor, aluno e sociedade, como nfase no processos de aprendizagem, referente psicologia e tambm sociais, a qual os agentes esto inseridos.

Veja o artigo completo: PDF