Resumo Trabalho

ESCOLA SEM PARTIDO: A DITADURA DO MEDO EM UMA VILA CHAMADA ESCOLA

Autor(es): VANESSA RODRIGUES DE SOUZA

O presente estudo resulta da reflexo sobre a era contempornea, os valores humanos, a sociedade do medo e os impactos de tais circunstncias na Educao. Atravs da apreciao do pensamento de Zygmunt Bauman em seu livro Modernidade Lquida e da trama do longa-metragem a Vila (2004), do diretor M. Night Shyamalan, faz-se uma releitura do contexto das escolas brasileiras sob a perspectiva da ameaa do movimento Escola sem Partido aos processos educativos progressistas. A escolha da temtica se deve a inquestionvel realidade de medo, desconfiana e insegurana promovida, sobretudo, na educao pblica brasileira, e vivenciada pela autora em seu cotidiano profissional. A empreitada Escola sem partido tem obtido visibilidade e apoio da grande camada conservadora da sociedade o que se revela uma ameaa que no deve ser subestimada, apesar de seus fundamentos inconstitucionais e antidemocrticos. O artigo se desenvolve a partir de uma pesquisa bibliogrfica e documental de interpretao hermenutica que busca compreender processos interativos para produzir um sentido prtico na construo social da realidade escolar brasileira.

Veja o artigo completo: PDF