Resumo Trabalho

A AFRICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ANALISE DA ILUSTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA SOBRE O PAPEL DOS POVOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autor(es): LUAN COSTA IVANIR DOS SANTOS, MARCOS BORGES DOS SANTOS JÚNIOR, MARCO AURÉLIO DA CONCEIÇÃO CORREA

A partir do estabelecimento da Lei 10.639/2003 de 09 de janeiro de 2003 e considerando sua importncia no tocante valorizao da cultura dos povos africanos para a formao da sociedade brasileira, buscamos destacar neste estudo a relevncia do livro didtico de Geografia como um instrumento capaz de alavancar uma melhor compreenso sobre a negao desta cultura por parte da maioria das obras que tratam do tema posto, de alguma forma e de maneira subliminar, parecem ignorar este elemento perpetuando, intencionalmente ou no, a consolidao de pensamentos racistas entre os jovens escolares sem lhes oferecer condies para a formulao de pensamento crtico sobre o assunto. Assim aps uma breve anlise da legislao pertinente e de livros didticos da rea, ser demonstrado atravs de grficos a impropriedade dos contedos mantidos na atualidade em funo de se valer de fato o que prope a Lei 10.639/2003, reforando a urgente necessidade de readequao dos mesmos aos tempos e contedos contemporneos e evidenciados na sociedade atual. Por fim, de acordo com o livro didtico escolhido para dar sustentao a este trabalho e considerando os critrios estabelecidos para o mesmo, evidenciamos a importncia do continente africano valores e costumes de seus povos para a formao de alunos diante da urgente necessidade de reviso das publicaes escolares para a rea de Geografia de forma a possibilitar nos educandos uma maior conscincia da realidade em que est inserido, fomentando lhes compromissos slidos e crticos para a construo de uma educao tnico-racial permanente.

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