Resumo Trabalho

QUESTÕES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS ATAS DOS ENCONTROS DO PIBID/PEDAGOGIA DA UFRJ

Autor(es): ANDREZZA CARDOSO DE FREITAS, ADRIANE SOARES DOS SANTOS, DANIELA HONORIO DE SOUSA e orientado por DANIELA OLIVEIRA GUIMARÃES

Este trabalho fruto da insero das graduandas em Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia (PIBID), com nfase na Educao Infantil. O Pibid tem como objetivo incentivar os alunos das licenciaturas ao exerccio do magistrio, articulando a educao superior com as escolas de Educao Bsica e os sistemas educacionais pblicos. Semanalmente, entre os anos de 2016/2017, as alunas pibidianas participavam do trabalho pedaggico com as professoras supervisoras (na escola parceira) e, tambm toda a equipe envolvida no Programa se reunia na Universidade para discusso das prticas desenvolvidas e observadas. O presente trabalho surge a partir da anlise das atas desses encontros gerais do Pibid de Educao Infantil realizados no segundo semestre de 2016. O foco desta anlise a discusso da especificidade da docncia na Educao Infantil. Diversos autores tais como Bondioli e Mantovani (1998), Ostetto (2000), Kishimoto (2010) dentre outros, chamam a ateno para a importncia de compreender as particularidades da profisso docente, de modo particular com as crianas de 0 a 6 anos, refletindo o que especificamente pedaggico na Educao Infantil. As discusses das prticas nas reunies do PIBID relacionam-se com essa questo e podem contribuir neste caminho. Se consideramos que as crianas so sujeitos produtores de cultura e agentes ativos nos seus processos de desenvolvimento, trata-se de refletir sobre qual o papel do professor na interao com elas, desviando de um caminho transmissivo, instrucional ou somente de guarda e proteo.

Veja o artigo completo: PDF