Resumo Trabalho

DO MODELO DE EDUCAÇÃO COMO RESGATE À CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIAL

Autor(es): VICTOR CARVALHO LOBACK DE FARIA

No presente artigo, ser realizada uma breve discusso a partir de pesquisa bibliogrfica consubstanciada a partir da minha prtica docente , buscando as contribuies dos pensadores descoloniais para a Educao. Trao como objetivo fomentar um debate sobre as potencialidades de construo de um cenrio educativo descolonial que transforme as normas excludentes da escola moderno-colonial baseada na lgica do resgate neste conjunto de saber-poder estruturado por clivagens sobretudo raciais. No h pretenso de encerrar o debate, tampouco fornecer manuais ou prescries, reconhecendo que nossas prticas pedaggicas se do em espaos e tempos distintos, mas contribuir com reflexes para a construo de outras escolas possveis e democrticas. Para isso, o trabalho est organizado em duas partes: na primeira, me apropriarei, sobretudo, dos pensamentos de Miguel Arroyo (2014) e Boaventura de Sousa Santos (2010) para debater a noo de Educao como resgate, compreendendo a escola moderna como tambm colonial, construda a partir de um pensamento abissal; na segunda parte, buscarei traar alguns desafios para uma educao que vise desalojar conceitos e prticas coloniais.

Veja o artigo completo: PDF