Resumo Trabalho

REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA; REFLEXÕES A PARTIR DA SEMIÓTICA NO CENÁRIO SURDO.

Autor(es): RENATA BARBOSA DIONYSIO, VÂNIA LUCIA DE OLIVEIRA, JONAS DA CONCEIÇÃO RICARDO

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma anlise semitica de um mural construdo para o ensino dos contedos matemticos de par e mpar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilngue para Surdos. Esse material tem um carter imagtico que oportunizou investimentos analticos no campo da Semitica e de aspectos culturais dos Surdos, como Visualidade e Pedagogia Visual . Foram discutidos tambm elementos caros na educao bilngue que fazem com que o Surdo seja formado dentro de uma esfera de minoria lingustica e respeitando questes relativas sua forma de apreender e inferir no mundo a partir de sua maneira de se constituir linguisticamente. Dessa forma, o material didtico ao ser analisado a luz das suas potencialidades semitica mostrou elementos que so caros na educao de Surdos e que permitem que esses sujeitos realizem leituras a partir de representaes visuais intencionalmente construdas com o fim pedaggico de ensinar contedo curricular de matemtica por meio da explorao visual.

Veja o artigo completo: PDF