Resumo Trabalho

METODOLOGIA DE GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA NO SISTEMA EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autor(es): MÔNICA DE SOUZA NASCIMENTO e orientado por JORGE NASSIM VIEIRA NAJJAR

Este trabalho parte das reflexes da autora, professora concursada da rede pblica estadual de ensino do Rio de Janeiro, que por dois anos desempenhou a funo de Agente de Acompanhamento de Gesto Escolar na mesma rede de ensino. A funo propiciou a experincia de acompanhamento tcnico na gesto de sete unidades escolares, com vistas a apoiar a proposta de melhoria da Educao do Estado do Rio de Janeiro. Trago a implementao da metodologia de Gesto Integrada da Escola luz de minhas anlises, tendo em vista contrapontos do modelo de gesto gerencialista. A GIDE, como tambm conhecida, seria na verdade um modelo de Gesto empresarial da educao e traz a ideia subjacente de que o fracasso escolar se deve, principalmente, a um problema de gesto. As dimenses outras (problemas pessoais e sociais vivenciados pelos alunos ou pelos professores, condies materiais das escolas etc.), so ignoradas. Visa-se reproduzir na escola o esquema fabril, um esquema idealizado nos mnimos detalhes, o que, como decorrncia lgica, deve gerar um produto: o sucesso escolar. A gesto empresarial da educao, em minha opinio, mais um sinal da tomada de poder do mercado, dos seus objetivos e modos de funcionamento em todas as esferas da vida. Procuro compreender o projeto de educao para o estado do Rio de Janeiro no perodo de 2010 a 2014. Para isso ilumino o meu olhar com a bibliografia disposta sobre tecnicismo e gerencialismo.

Veja o artigo completo: PDF