Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PNAIC COMO OBJETO DE PESQUISA

Autor(es): LENISE TEIXEIRA DE SOUSA e orientado por ISABEL ALICE OSVALD MONTEIRO LÉLIS

Este texto apresenta dados preliminares da pesquisa de doutorado em educao, que tem como objetivo compreender como os professores alfabetizadores de dois municpios mineiros se apropriam do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa (PNAIC) e transformam (ou no) as suas prticas pedaggicas. Para a realizao do trabalho, foi feita a reviso de literaturas que configuram o cenrio de polticas pblicas de formao continuada dos professores alfabetizadores e justificam a importncia de estudos sobre o tema. Para tanto, optou-se pela metodologia da busca no banco de teses da Capes, assim como publicaes nos peridicos do Scielo, no perodo de 2012 a 2018. As pesquisas demonstraram que o programa promove mudanas na prtica do professor, alm disso, ressaltam a necessidade de outras aes gestoras, que vo alm da formao continuada, com vistas melhoria dos resultados dos alunos e qualidade do ensino.

Veja o artigo completo: PDF