Resumo Trabalho

PIBID: DA SUA IMPLEMENTAÇÃO À LUTA PELA PERMANÊNCIA

Autor(es): ANA PAULA DE JESUS DA SILVA, BÁRBARA ROCHA SOUZA

O presente estudo tem o objetivo de apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia PIBID e as alteraes por ele sofridas ao longo de sua execuo. Assim, abordaremos neste artigo a proposta trazida pelo Programa, sua forma de implementao bem como as suas especificidades segundo as portarias da Capes nos anos de 2013, 2016 e 2018. Sendo essa uma iniciativa do Ministrio da Educao, tal ao que tem como finalidade incentivar a articulao entre ensino Bsico e Superior de forma a promover uma formao inicial e continuada comprometida, engajada e qualitativa, embasadas em constante reflexo curricular e terico-prtica, sofreu, com as mudanas de governo, considerveis cortes no financiamento de bolsas. Partindo desse apontamento, trataremos nessa obra das disputas polticas que concorrem e definem essas novas configuraes dos projetos educacionais e seus impactos na criao e transformao dos currculos, apoiando-nos em documentos legais e nos conceitos de Ernesto Laclau, Stephen Ball e Alice Lopes. Nossa inquietao para o desenvolvimento dessa investigao partiu das discusses durante as reunies com o grupo de pesquisa sobre Currculo: sujeitos, conhecimento e cultura, do Programa de Ps Graduao em Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped-UERJ).

Veja o artigo completo: PDF