Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): JOYCIMAR LEMOS BARCELLOS ZEFERINO e orientado por DANIEL FELIPE NEVES MARTINS

A presente pesquisa em andamento, realizada no mbito do Curso de Especializao em Educao Matemtica do Colgio Pedro II, visa analisar o que os cursos superiores de formao de professores prope como disciplinas e contedos formadores prtica pedaggica dos futuros docentes que ensinam Matemtica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O recorte ora apresentado diz respeito ao contexto dos cursos de Pedagogia das universidades pblicas do Rio de Janeiro e regio metropolitana. A pesquisa, inserida no lcus da abordagem qualitativa, trata-se de uma anlise documental dos currculos dos cursos de Pedagogia das seguintes universidades: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF). As ementas dos cursos de Pedagogia das universidades citadas foram analisadas luz das vertentes propostas por Shulman (1992). Para o pesquisador, existem trs vertentes no conhecimento do professor que so fundamentais para o ensino satisfatrio de uma disciplina especfica: o conhecimento do contedo da disciplina; o conhecimento didtico do contedo da disciplina; o conhecimento do currculo da disciplina. Os resultados parciais da pesquisa nos levam s seguintes concluses: (i) o conhecimento do contedo da disciplina subalternizado pelos cursos de Pedagogia; (ii) o conhecimento didtico da disciplina aparece na maioria das disciplinas oferecidas; (iii) o conhecimento do currculo da disciplina aparece de forma significativa nas ementas dos cursos analisados. Em sua maioria as ementas contemplam os conhecimentos didticos e curriculares da matemtica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, cabe ressaltar que a compreenso e o efetivo aprendizado dos contedos relacionados aos aspectos didticos e curriculares s possvel a partir do domnio dos contedos da disciplina, conforma indica Shulman (1992).

Veja o artigo completo: PDF