Resumo Trabalho

DO BARRO AO PAPEL: A HISTÓRIA DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA

Autor(es): CARLA SASS

O presente trabalho um recorte da pesquisa de mestrado, intitulada Histrias de letramento de professoras alfabetizadoras. O objetivo foi investigar como professoras alfabetizadoras atuantes em escolas municipais de Niteri (RJ) se tornaram letradas e que experincias pedaggicas vivenciaram/vivenciam em seus processos de letramento, buscando conhecer e compreender o modo como as professoras entendem o processo de letramento e que concepes possuem sobre o tema. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como sujeitos quatro professoras alfabetizadoras que possuam, no mnimo, trs anos de experincia docente em turmas de alfabetizao na rede Municipal de Niteri. Neste trabalho, faremos um recorte do estudo, nos aprofundando na histria de vida e profissional de uma dessas sujeitas professora alfabetizadora do Municpio de Niteri (RJ), que se destacou por sua ascenso e conquistada ao longo de sua trajetria. Os dados analisados nos evidenciaram influncias das experincias de vida e histrias de letramento da alfabetizadora em suas atividades dirias e no desenvolvimento das prticas letradas.

Veja o artigo completo: PDF