Resumo Trabalho

A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL LENDAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS.

Autor(es): MARIA FERNANDA SOARES e orientado por MARLENE MARIA OGLIARI

O presente trabalho um recorte do projeto A utilizao do gnero textual lendas e o processo de alfabetizao de crianas com dificuldades de aprendizagens. Integrou-se s aes pedaggicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia (PIBID) -UFRPE/UAG-Letras. Visvamos promover o desenvolvimento do processo de alfabetizao, em um ambiente de letramento escolar, atravs de aes pedaggicas de leitura, interpretao e retextualizao do contedo do texto trabalhado. Aliado a este objetivo geral, visvamos tambm promover o estmulo leitura e escrita, pois eram alunos oriundos de famlias com raras aes de leitura e escrita no contexto familiar e, em decorrncia dessa realidade, o contato dos sujeitos desse estudo com o texto escrito era praticamente nulo. Assim, tomando por base essa constatao, todos os textos trabalhados com o grupo foram impressos e distribudos a eles. Nas retextualizaes, isto , no redizer o contedo do texto trabalhado, a ortografia revelou-se bastante comprometida. Ento reescritas de palavras foram propostas antes, durante e depois das atividades pedaggicas de leitura e interpretao textual propostas, pois concordamos que Aprender a escrita somente tem sentido se implicar a incluso das pessoas no mundo da escrita, ampliando sua insero poltica e participao social (GOULART, 2014, p. 37). Aps a aplicao de oito sequncias didticas, percebemos um domnio relativamente consistente do emprego das regras ortogrficas nas palavras utilizadas nos textos escritos pelos sujeitos deste estudo. Tal resultado destaca a importncia de um atendimento pedaggico intensivo e individual a crianas alfabetizadas com dificuldades de aprendizagens, oriundas de um contexto familiar com pouca ou nenhuma vivncia familiar de atos de leitura e escrita.

Veja o artigo completo: PDF