Resumo Trabalho

A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – CAMPU

Autor(es): GIOVANA DA SILVA CARDOSO

Este trabalho busca relatar as atividades vivenciadas no Curso de Licenciatura em Matemtica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Volta Redonda, no qual foi desenvolvido um projeto de elaborao de oficinas pedaggicas pelos acadmicos na disciplina de Educao Especial e Inclusiva. O objetivo deste projeto foi elaborar oficinas pedaggicas para os demais licenciandos tratando de assuntos relacionados incluso, ensino de matemtica para deficientes, acessibilidade arquitetnica e adaptao curricular, revisitando os contedos das disciplinas vivenciadas no curso. O projeto de oficinas pedaggicas foi elaborada em 2017 e a execuo ocorreu na Semana Acadmica do campus Volta Redonda e ter continuidade no ano de 2018 quando houver a oferta da disciplina de educao especial e inclusiva novamente. A finalidade deste relato problematizar o quanto este projeto de oficinas pedaggicas durante a formao inicial de professores pode ser apontado como uma experincia significativa por dinamizar as experincias acadmicas e oferecer uma relao profcua entre teoria e prtica fomentando momentos reflexivos acerca dos desafios e das possibilidades no trabalho com o pblico da educao inclusiva. Alm disso, auxilia na reflexo de novas maneiras de pensar o ensino e aprendizagem e discutir questes reais no fazer do professor em formao inicial. Para esta discusso utilizamos como referencial terico os estudos de Anastasiou e Alves (2009), Vieira e Volquind (2003) dentre outros. Sendo assim, o texto apresenta atividades desenvolvidas pelos estudantes que elaboraram as oficinas e o relato de alguns deles aps a experincias vivenciadas.

Veja o artigo completo: PDF