Resumo Trabalho

CONTRADIÇÕES DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E CONFORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES

Autor(es): DOUGLAS HELIODORO FIRMINO DA COSTA e orientado por JAQUELINE VENTURA

Diante da essncia do trabalho para o Ser Humano, bem como de sua relao dialtica e ontolgica com a educao, este trabalho buscou analisar as contradies da aprendizagem profissional na formao e conformao de jovens e adultos trabalhadores. Nesse sentido, a Lei Nacional da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), poltica pblica de insero e formao tcnico-profissional de jovens e adultos foi analisada sob o contexto das determinaes da reestruturao produtiva frente crise estrutural do capital. A formao profissional da classe trabalhadora, vem sendo, apesar das disputas, embasada pela Teoria do Capital Humano (TCH) de Adam Smith e J. Stuart Mill (FRIGOTTO, 2010), e que mais recentemente apresenta a nova roupagem da Pedagogia das Competncias (MOTTA, 2009), a qual tambm incide na concepo de educao profissional por trs da Lei da Aprendizagem atual. Deste modo, o presente trabalho consiste na anlise dos contornos por trs dessa poltica, assim como de suas contradies que, no limite, possibilitam avanos significativos para os jovens que desde a mais tenra idade, vivem do seu prprio trabalho.

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