Resumo Trabalho

(RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autor(es): WAGNA ANDRADE SILVA, FELIPE DA SILVA PONTE DE CARVALHO, DILTON RIBEIRO DO COUTO JUNIOR

Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar quais usos que os docentes fazem das tecnologias digitais em suas prticas pedaggicas. Para isso, o trabalho de campo realizado em 2017 centralizou seus esforos em conhecer essas prticas atravs da anlise interpretativa de relatos online produzidos e enviados por quinze professores do primeiro segmento do ensino fundamental que atuam em mltiplos cotidianos escolares. Atravs da abordagem terico-metodolgica dos estudos com os cotidianos, o instrumento metodolgico de pesquisa utilizado foi o Google formulrio. Como resultado desta experincia, os professores participantes da pesquisa evidenciaram o quanto os usos das tecnologias digitais so plurais e distintos, ainda que falte infraestrutura nas escolas e formao continuada atenta a (re)pensar o digital na prtica pedaggica.

Veja o artigo completo: PDF