Resumo Trabalho

LEI 11.645/08 E A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA

Autor(es): MARIA CAROLINA NEVES LOPES e orientado por TALITA PEREIRA VIDAL

A excluso da temtica indgena recorrente na maioria dos espaos escolares. Essa questo no ocorre por acaso, vem de um processo histrico marcado de lutas e resistncias contra as imposies culturais. Durante muitos anos a viso do ndio na escola foi sendo deturpada, por falta de polticas de incluso e de certa tentativa de apagamento dos processos e legados histrico-culturais desses povos. Desta forma, busco neste artigo apresentar uma proposta de trabalho com a temtica indgena na escola. A partir do recorte de uma pesquisa em andamento, tendo por objetivo analisar os significados atribudos temtica indgena por professores regentes em atuao no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias. Dialogo com uma abordagem ps-estruturalista e ps-colonial que tm se mostrado produtivas para pensar as temticas associadas s questes culturais e identitrias e suas implicaes para o currculo.

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