Resumo Trabalho

O DISCURSO ESCRITO DE CRIANÇAS EM PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autor(es): ANDRÉA PESSÔA DOS SANTOS

Este estudo apresenta aspectos terico-metodolgicos do Projeto de Extenso A organizao da escrita de crianas em processos de alfabetizao desenvolvido na UERJ/FEBF (2017/2018). Expandindo estudos anteriores acerca da produo do discurso na esfera escolar, partimos do pressuposto de que a escola um espao formal de aprendizagem da linguagem, lcus de interaes verbais, onde alunos, professores e todos os envolvidos se confrontam com produes discursivas que se realizam atravs de enunciados concretos em determinado contexto de realizao. As prticas discursivas se desdobram na escola atravs de produes textuais elaboradas por sujeitos que possuem papeis sociais e funes a eles relacionados, sejam para fins pedaggicos e/ou para o prprio andamento desta esfera de circulao de discursos. O objetivo do Projeto compreender como as crianas organizam seus textos escritos ao aprenderem os diferentes gneros de discurso propostos em sala de aula. Assumindo a perspectiva discursiva da linguagem de Bakhtin, visamos superar anlises e prticas pedaggicas que somente se baseiam na descrio da lngua-sistema (e texto-sistema de signos) para, sem neg-la, estudar, a partir da compreenso da lngua-discurso (e texto-enunciado), os modos como crianas que vivenciam processos de alfabetizao organizam e atribuem sentidos aos seus textos escritos, produzidos em sala de aula.

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