Resumo Trabalho

UM OLHAR DISCENTE-DOCENTE SOBRE A REPRESENTATIVIDADE DE GÊNERO NAS CIÊNCIAS EXATAS

Autor(es): PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON, CÁSSIA FERREIRA COUTINHO PEREIRA, ANGELA SANCHES ROCHA, SIMONE BECKER e orientado por CÉLIA SOUSA

Este artigo apresenta os esforos intertransdisciplinares de uma mesa articulada dentro de uma atmosfera na qual a dialogicidade - elemento relevante e emancipatrio, que interfere na formao dos sujeitos e na construo de saberes de forma significativa - encontra e permeia narrativas, cincias e uma ampla bibliografia sobre a representatividade de gnero. Assim, o presente trabalho apresenta discusses que foram mediadas por textos previamente selecionados, livros didticos e experincias discente-docente, numa perspectiva de se extrair consideraes que possam auxiliar o porvir docente de licenciandos em qumica. O objetivo foi o de tecer argumentos inerentes sub-representao das mulheres nas cincias exatas, e de como isto vem sendo reproduzido, por intermdio de debates e aes criativas, acerca desses sujeitos frente realidade e s perspectivas cientficas brasileiras. Essa anlise reflete que a presena das mulheres em reas ligadas s cincias exatas ainda se mostra sub-representada. Apesar da crescente e comprovada prevalncia de mulheres ingressando, matriculando-se e concluindo cursos de Ensino Superior no Brasil, ainda existe um domnio claro da presena das mesmas em cursos historicamente demarcados como sendo femininos, enquanto que reas tradicionalmente consideradas masculinas, como o caso das engenharias, apresentam uma significativa predominncia de homens. Esse trabalho no s um convite reflexo, mas tambm uma possvel forma de resistncia poltica, sobrevivncia acadmica e resilincia docente.

Veja o artigo completo: PDF