Resumo Trabalho

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA (RE)SIGNIFICADA POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM SERVIÇO: NOVAS PRÁTICAS

Autor(es): PATRICIA BASTOS FOSSE PERES e orientado por PROFA DRA MONICA RABELLO DE CASTRO

A anlise do desempenho dos estudantes brasileiros, nas avaliaes em larga escala propostas pelo governo, sugere que o ensino de matemtica oferecido pelas escolas brasileiras no atinge o que deveria ser seu principal objetivo: a aprendizagem matemtica dos alunos. Nesse estudo, buscamos investigar elementos diferenciados na forma como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental significam a aprendizagem matemtica e as implicaes desses elementos no aprimoramento dos conhecimentos profissionais dos professores. Conhecer os significados da aprendizagem matemtica atribudos pelos professores ajudou-nos a compreender suas prticas que redundam na aprendizagem dos alunos. Para isso, fundamentamos nosso estudo na Teoria da Argumentao a fim de esclarecermos os elementos norteadores do raciocnio argumentativo que fundam o discurso no meio conversacional e reconstruir a estrutura lgica que os professores utilizam para (re)significar a aprendizagem matemtica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados coletados analisados a partir do Modelo de Estratgia Argumentativa MEA. O fato de os sujeitos investigados estarem em desenvolvimento profissional em servio intensifica seu processo de transformao e se encontra associado ao movimento de mudana das prticas. A necessidade de acomodar elementos estranhos gera uma tenso entre concepes de aprendizagem provenientes da Pedagogia Tradicional, forte referncia para os professores, e de uma Pedagogia Nova. Na ausncia de elementos para significar o novo, metforas associadas pedagogia tradicional foram evocadas, porm, com ressignificaes que remetem a novas prticas. A dor e o medo, vivncias das professoras nos seus processos de matemtica, levam-nas a querer ensinar de uma maneira diferente, a aprendizagem determina o ensino.

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