Resumo Trabalho

CONTOS AFRICANOS: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autor(es): NATACHA PEREIRA ALVES BASTOS, ROGERIO MENDES DE LIMA

Tendo em vista que os textos literrios so fundamentais para a formao crtica dos alunos em formao no Ensino Fundamental, este trabalho se prope a refletir como o trabalho com contos africanos, durante as aulas de Lngua Portuguesa, pode contribuir para a promoo de um dilogo entre os diferentes grupos socioculturais para que se promova uma educao intercultural. Este estudo se justifica pela observao do currculo mnimo proposto para os estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro, em que se percebe a ausncia de uma abordagem em literatura africana. Sendo assim, atravs da exposio de um relato de experincia e tendo como premissas terico metodolgica a interculturalidade crtica e a pedagogia deocolonial, busca-se demonstrar a percepo dos alunos acerca da presena da literatura africana no contexto da sala de aula. O estudo se caracteriza como exploratrio atravs de uma metodologia quali-quanti e est inserido como uma primeira insero no campo da pesquisa O ensino de literatura numa perspectiva intercultural: novos caminhos e possibilidades, realizada no Mestrado Profissional em Prtica de Educao Bsica do Colgio Pedro II. A partir da anlise dos resultados obtidos nos dois questionrios, percebe-se que h um interesse dos discentes pela literatura africana, apesar de sua utilizao escolar ainda ser restrita e limitada, percebida atravs dos tpicos curriculares.

Veja o artigo completo: PDF