Resumo Trabalho

A INFLUÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS PREGRESSAS NAS VIVÊNCIAS DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es): CÉLIA POLATI e orientado por PROF.º DR.º JOSÉ HENRIQUE DOS SANTOS

O estgio supervisionado tem se mostrado um espao propcio abordagem de diversas questes referentes aos fatores presentes no exerccio da docncia. A socializao antecipatria da docncia por meio de experincias de cunho familiar, social, cultural e escolar, exerce importante influncia na escolha e exerccio da docncia. Esta pesquisa objetivou identificar a influncia das experincias pregressas vivenciadas na socializao antecipatria sobre as prticas pedaggicas dos graduandos no contexto do estgio supervisionado. Tratou-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, com amostra conveniente, constituda por dezesseis alunos estagirios do curso de Licenciatura em Educao Fsica de uma universidade pblica do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi um questionrio com questes abertas, abordando temas referentes a influncia das experincias pregressas na conduta do estagirio em situao de docncia. Os dados foram analisados mediante Anlise de Contedo, mostrando que a maior influncia percebida pelos estagirios advm das experincias tidas com outros professores (56,25 %), em detrimento das experincias adquiridas na famlia (31,25%), o que no representou uma reproduo integral das experincias mais percebidas. Concluiu-se que as orientaes de estgio no eixo da socializao, mostraram-se profcuas pois levaram estes graduandos a refletirem que, inconscientemente, sofrem influncias de suas experincias anteriores com a docncia nos diversos contextos da vida, externadas em suas condutas como estagirios. Este tipo de reflexo, na formao inicial, pode contribuir para a descontinuidade na reproduo de prticas de ensino pautadas em experincias anteriores, descontextualizadas e que permanecem intocveis, mesmo aps a formao inicial.

Veja o artigo completo: PDF