Resumo Trabalho

A MEDICALIAZAÇÃO DA INFÂNCIA E A ESCOLA: SUBSÍDIOS PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA

Autor(es): RENATA MONTEIRO GARCIA

O presente artigo parte de uma tese de doutorado finalizada no ano de 2018 e tem como objetivo compreender, a partir de uma leitura crtica do fenmeno da patologizao da infncia, algumas engrenagens que puseram em funcionamento a classificao de crianas atravs do discurso mdico e que se atualizam na contemporaneidade atravs de interesses e configuraes que fabricam a lgica da medicalizao da infncia nos dias atuais, especificamente no contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou-se da reviso bibliogrfica como estratgia de pesquisa. Ao longo das discusses procedeu-se a reflexes histricas que se relacionaram com contextos da atualidade e permitiram um dilogo a respeito da medicalizao da vida e sua relao com as demandas escolares. Espera-se que as discusses levantadas contribuam para reflexes crticas e possibilitem apontar para caminhos mais coletivos e que agenciem maior protagonismo para os atores sociais da instituio escolar, distanciando-se dos modelos orgnicos e silenciadores que insistem em medicalizar a vida.

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