Resumo Trabalho

POTENCIALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Autor(es): LETÍCIA OLIVEIRA SOUZA, IZABEL CRISTINA DE SOUZA e orientado por JUSSARA BUENO DE QUEIROZ PASCHOALINO

O presente trabalho apresenta reflexes e anlises acerca das experincias de duas licenciandas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em um dos estgios obrigatrios do curso. Compreende-se que o estgio no mbito da gesto escolar, vinculado a disciplina denominada: Prtica de Ensino em Poltica e Administrao Educacional consiste num espao privilegiado na formao e atuao do pedagogo. Neste texto, o objetivo foi de analisar as experincias vivenciadas por duas licenciandas distintas, em momentos diferentes, sendo um estgio realizado em 2016 e outro em 2018 e tambm em diferentes escolas estagiadas, com o intuito de compreender o impacto da prtica de gesto na formao dos licenciando em Pedagogia. A metodologia utilizada foi o relato de experincia e os instrumentos escolhidos foram a anlise documental dos relatrios elaborados, os dirios de bordo com as observaes realizadas pelas estagirias e com o cotejamento da literatura disponibilizada nos referenciais tericos trabalhados na disciplina. As anlises realizadas contemplaram trs eixos: a organizao estrutural das instituies, o cotidiano do setor observado e modos de operar a gesto escolar em contextos distintos. Os resultados do estudo evidenciaram o entendimento de que o estgio um campo de saber e formao, pois possibilita a sntese entre a teoria estudada e a experincia da vivenciada na atuao da gesto escolar. Nessa perspectiva, constatou-se que as formaes do pedagogo nos estgios supervisionados, sobretudo no estgio de gesto, possuem diferentes impactos na formao devido a receptividade e acompanhamento disponibilizados por parte dos profissionais da escola estagiada.

Veja o artigo completo: PDF