Resumo Trabalho

O TRABALHO INTERSETORIAL COMO POTÊNCIA DE INCLUSÃO EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RJ

Autor(es): THACIO AZEVEDO LADEIRA, GLEICE VAZ FEIJÓ, LUCIANA PINTO MAGALHÃES ESTEVES , DANUSE NUNES RONZEI e orientado por CHARLES OLIVEIRA MAGALHÃES

O presente trabalho apresenta uma ao do municpio de Miracema/RJ em favor de prticas inclusivas, com a criao do NAE Ncleo de Atendimento Especializado, que tem promovido incluso escolar no municpio por meio de redes de apoio (RODRIGUES et al, 2011). O NAE entrelaa dilogos com diversos setores em um mesmo ncleo, com sede prpria para atendimentos, tornando o cuidado compartilhado, fortalecendo a rede de apoio, a medida que estreita a comunicao e constri coletivamente os trabalhos realizados. O NAE composto pela atuao de profissionais, tais como: pedagogo, psiclogos, assistente social, fonoaudilogos, terapeuta, psicopedagogo e professoras de sala de recurso multifuncional. Reconhecendo que a necessidade de incluir alunos no ensino regular uma prerrogativa que tem se desenvolvido a partir da Declarao de Salamanca (BRASIL, 1994) e da LDB 9394/96, o NAE acolhe as demandas que surgem na escola, disponibilizando no ncleo auxlio adequado para alunos com diferentes necessidades por meio do cuidado compartilhado. Nesse sentido, este trabalho, que representa um salto em polticas pblicas e que tem impactado o cenrio educacional do municpio de Miracema/RJ, tem como objetivo vincular relatos de uma rede intersetorial a respeito do fenmeno inclusivo no municpio por meio de prticas acolhedoras das subjetividades, atravs do estudo de caso compartilhado sobre os usurios do ncleo.

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