Resumo Trabalho

CUIDAR-EDUCAR NA CRECHE: PRÁTICAS DOCENTES COM BEBÊS E CRIANÇAS

Autor(es): LETÍCIA DE SOUZA DUQUE, MARIA ROSANA DO RÊGO E SILVA, MIRIAM NOGUEIRA DUQUE VILLAR e orientado por ANA ROSA COSTA PICANÇO MOREIRA

O presente estudo teve como objetivo investigar as concepes das professoras dos berrios de uma creche do municpio de Juiz de Fora/MG sobre as prticas cotidianas de cuidar-educar. A referncia terico-metodolgica foi a Teoria Histrico-Cultural, de Lev Vigotski, em dilogo com a Abordagem Pikler. Trata-se de uma pesquisa-interveno cuja produo dos dados ocorreu mediante observao participante, notas de campo, fotografia e sesses reflexivas com as professoras. Nas sesses reflexivas as prticas de cuidado-educao foram interrogadas e ressignificadas colaborativamente por meio da anlise de fotos e falas das professoras em confronto com o referencial terico. A partir das fotos selecionadas pelas professoras e a pesquisadora, foram construdos seis eixos de anlise, a saber: Identidade; Autonomia; Cuidados com o corpo; Literatura; Atividade dirigida e Brincadeira. Os resultados mostraram que a segmentao entre o cuidar e o educar nas aes das professoras de berrios est presente em suas falas e o modo como lidam com os bebs e as crianas bem pequenas . No entanto, nas sesses reflexivas foi possvel perceber algumas mudanas em relao s falas e prticas docentes de cuidado-educao.

Veja o artigo completo: PDF